quarta-feira, 23 de junho de 2010

Descoberta triplica efeitos da acupuntura contra a dor

Descoberta triplica efeitos da acupuntura contra a dor: "Depois de descobrir um dos mecanismos de ação da acupuntura, os cientistas usaram um medicamento para amplificar seus efeitos."

Acupuntura turbinada

Cientistas deram mais um passo importante para compreenderem como o simples espetar de algumas agulhas no corpo é capaz de aliviar a dor.

Em um artigo publicado na revista Nature Neuroscience, a equipe da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, identificou a molécula adenosina como um elemento central na ativação no corpo de alguns dos efeitos da acupuntura.

Partindo desse novo conhecimento, os cientistas foram capazes de triplicar os efeitos benéficos da acupuntura em camundongos por meio da adição de um medicamento aprovado para tratar a leucemia.

Fonte: Diário da saúde

2 comentários:

pada disse...

Olá. Gostei deste comentário, porém pequeno. Muitas outras terapias conseguem potencializar o efeito da acupuntura, provocando o mesmo efeito de ativação no sistema nervoso central. Medicações como os opióides fazem isso (sistema opióide) e antidepressivos em dosagem baixa (sistema não opióide) também. Já na fisioterapia, a terapia manual é capaz de ativar os mesmos centros superiores, com um efeito colateral e custo muito menor. Já que este blog se propõe a falar de evidências, que tal escrever sobre isso??
Vou adicionar seu blog ao meu: www.dorescronicas.com.br

Obrigado.
abraços
Artur

Lázaro Juliano Teixeira disse...

Prezado Artur:

Obrigado pela visita e comentário. Seu blog já está sugerido por este. Parabéns pelas ótimas postagens e pelo excelente trabalho de pesquisa que desenvolve e divulga!

Na verdade extraí esta postagem de outro blog, cujo link está no início. Transcrevo aqui (http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=acupuntura-contra-dor&id=5383).

Destaco que não sou acunputurista, mas simpatizo pela idéia e que o texto trata de estudos ainda em animais, avaliando sua segurança. Acredito que novas pesquisas deverão confirmar ou refutar o que trazes para o debate como experiência. Verificarei, assim que possível, as evidências sobre o que propuseste pois achei muito interessante!

Um grande abraço ao amigo e fique a vontade para mais comentários.